No dia 05 de setembro de 2023 às 18h:30 aconteceu a oficina do PAED com os estudantes do primeiro semestre do curso de Administração e foi convidado alunos de todos os cursos. Os acadêmicos participaram de uma roda de conversa sobre “Adaptação à vida acadêmica” promovida pelo PAED com a psicóloga do NAPSI e psicopedagoga do NAP. O objetivo foi compreender os desafios do início do curso e compartilhar as estratégias que os colegas estão utilizando para superá-los.
Os principais desafios apontados foram: a convivência, a adaptação à rotina, organização nos estudos e momentos para descansar sem culpa. Após o compartilhamento das
estratégias, os estudantes indicaram 11 pontos necessários a uma boa convivência presencial e virtual: respeito, bom senso, saber escutar, compreensão, paciência, empatia, saber se expressar, dialogar, gentileza e cordialidade, inclusão e foco. Ao final os estudantes avaliaram o momento como “essencial, importante, libertador, orgulho, acolhimento e harmonia”.
As estratégias para superar os desafios foram: tentar estudar os assuntos passados no dia, trazer lanche de casa para não gastar, tentar descansar em pelo menos 1 dia do final de semana, estudar de forma intensa um final de semana e ficar livre no outro, montar cronograma, focar nas aulas e fazer resumo, ler os temas antes do professor falar, não se cobrar tanto, tirar um tempo só para si, diminuir o uso do celular e elaborar mapas mentais.
Em seguida, foi realizada a atividade da construção do mural de convivência realizada para os alunos do curso de Administração e foram convidados os estudantes dos outros cursos para participar. A Psicopedagoga do NAP e a Psicóloga do NAPSI iniciaram a ação solicitando aos alunos para exporem as dificuldades de convivência com os colegas e alguns professores. Após as falas dos alunos foi entregue os post-its e eles escreveram os valores fundamentais para uma boa convivência e construíram um mural para permanecer em sala de aula. Foi um momento rico em interação, integração e ético para melhor conviverem no ambiente acadêmico.